terça-feira, 1 de junho de 2010

Quadrinho Nacional - Jaguará – Guerreira e Soberana



TETÃ-ME AMAZONAS SERYBA’E

TETÃM-A’SÓ-PE

OIKOBÉ KUNHÃMUKU

SERAPUANGATUBA’E

GUARINI-NAMO

MORUBIXAB-AMO

BRASIRIGUARAMO

OIKOBA’E...


De volta à pauta com quadrinhos nacional. Eu sei que tem muita gente que torce o nariz para esse tipo de publicação. Já tiveram a capacidade de me perguntar se isso existe. E não me canso de dizer que sim, existe HQs nacionais e, de ótima qualidade. Mas infelizmente as nossas “grandes” editoras têm medo ou preconceito em ir atrás e publicar material nacional. Por que é mais barato comprar os pacotes americanos e japoneses. É mais “vendável”, pois já existe um mercado, graças aos filmes de heróis a aos animes japoneses. Bom, voltando a revista em si, Jaguará – Guerreira e Soberana, conta uma lenda da Amazônia sobre uma guerreira que protege a floresta de caçadores e espíritos maus, ou melhor, demônios. Acha estranho? Mas não deveria, pois o criador Altemar Domingos se utiliza de toda a cultura indígena nas quatro historias que fazem parte do encaderna

do. Esse é um projeto que começou a ser elaborado em 1995 e que foi concluído e publicado em 2005. Domingos contou com a colaboração de Fabio Ramos no roteiro em uma das historias, e os desenhos ficam por conta do próprio Domingos.

Gostei muito desse trabalho, porque ele é totalmente brasileiro, desde a criação até o tema e principal. Onde conta com o folclore de uma das mais ricas regiões do Brasil. Tem até no final da edição, um painel ecológico que mostra as espécies da Amazônia que estão em extinção. Espero que um dia possa existir um verdadeiro mercado nacional, onde nossos artistas possam publicar de forma profissional tudo o que é produzido por eles. Não precisando recorrer a revistas independentes para que isso ocorra. Não que elas sejam ruins, mas não possuem uma forma de distribuição eficiente. O que acarreta em muitas vezes, certa dificuldade em adquirir-las. Então, coloque o seu preconceito de lado, e procure material nacional. Porque como já foi dito em outras resenhas, tem muita coisa boa por ai. Basta ter vontade para procurar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário