sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Crânio em vários momentos


Olá caro leitor do P.A.M., estamos começando mais um ano. E esperamos contar com a sua companhia durante esse ano que se inicia.
E para começar, resolvi publicar uma resenha sobre o personagem Crânio do grande roteirista Fancinildo Sena. Na realidade, eu iria fazer uma serie de resenhas sobre algumas publicações nacionais e independentes. Mas quando terminei de ler as edições, notei que elas tinham algo em comum, e o que seria isso? Bom todas elas continham historias do Crânio, e o melhor de tudo, elas tinham uma certa cronologia, mesmo se tratando de revistas de “editoras” diferentes. Então resolvi falar das revistas, mas como ponto principal as historias do Crânio. Vamos a elas então:

Brado Retumbante edições # 1 ao # 4 (2004-2005)
Essas revistas foram produzidas pela Cooperativa Brado Retumbante, localizada em Olinda/Pernambuco. O intuito da revista, era o de mostrar aos leitores historias dos personagens criados pelos integrantes dessa mesma. Personagens como Diego Del Monte Castelo, Cabala, Arcanum, Renegado 3000 e o Crânio. Todos com ótimos desenhos e com bons roteiros, com destaque para a Cabala e o Crânio, que inclusive teve as suas historias contadas desde a sua origem, pois pra quem não sabe o Crânio é um personagem que surgiu em fanzines na década de 1980. As historias publicadas foram: “O Inicio de Tudo”(Francinildo Sena e Mark Novoselic), “Pensamento Negativo” (Francinildo Sena e Mark Novoselic), “Homem de Lata” (Francinildo Sena e Mark Novoselic) e “Ameaça Terrorista” (Francinildo Sena e Mark Novoselic).

Prismarte – O Melhor dos Quadrinhos # 43 (2007)
Seguindo a cronologia do Crânio, vem a revista Prismarte. Criada pela PADA (Produtora Artística de Desenhistas Associados) de Ouro Preto/Olinda-PE, e que seguia o mesmo intuito da Brado Retumbante, publicar quadrinhos de artistas nacionais. E que publicou em suas paginas a historia “A Morte Chega Rastejando” do Crânio. Muito boa por sinal, não só na questão do roteiro, que foi escrito pelo Francinildo Sena, mas nos traços do grande Mark Novoselic. A revista ainda contava com as historias do Zé Coruja do Marcos Lopes, Jogo de Várzea do Fabio Turbay e O Humor de Bingo do Fernando Caetano.

Crânio #1 Edição de Colecionador (2008)
Essa é uma publicação do estúdio NHQ (WWW.nhq.com.br), que pra quem não conhece, é responsável pela publicação virtual de varias HQs de artistas brasileiros. O site conta com um acervo grande. E o melhor de tudo, todas disponíveis para download. Nesta edição tivemos as historias: “Maldade” (Francinildo Sena – Roteiro, Oliver Lee – Desenhos e Heraldo Wilson – Arte-Final) e “Dois Minutos Para a Meia-Noite” (Francinildo Sena e Mark Novoselic). Essa que foi uma das ultimas historias desenhadas pelo Mark Novoselic, que veio a falecer no mesmo ano, vitima de um infarto fulminante.

Projeto Continuum Extra (2008)
Publicação feita pela Quadrinhos Continuum, “editora” de Fortaleza/Ceara.
Nessa edição, alem da historia “Semelhanças” (Alcivan Gameleira-Argumento, Francinildo Sena-Roteiro e Gilberto Borba-Arte) do Crânio, ela trás uma historia do personagem Runter do Ralf Risi.

Crânio (2008)
Revista publicada pela Quadinharte somente com o personagem Crânio. Com duas historias, “Floresta Sangrenta” (Francinildo Sena e Toni Neri / Orlando Maro), feita em memória do Mark Novoselic. E que tem ligação com a historia “A Morte Chega Rastejando”. E a segunda historia é totalmente feita pelo Novoselic, tanto roteiro como os desenhos. “Atormentado” mostra toda a versatilidade que esse grande artista possuía.

Prismarte – A Nova Maneira de Quadrinhos #50 (2009)
Mais uma edição da Prismarte que conta com a participação do Crânio. Dessa vez o roteiro ficou a cargo do Leonardo Santana e os desenhos por conta do traço “alucinado” de Luciano Felix. Como ficou o resultado? Só lendo a historia “Alem das Palavras”. Essa edição ainda conta com uma historia do grupo de heróis conhecidos como o Panteão.




Bom caro leitor, esse foi o pacote de revistas que tive o prazer de ler nas minhas férias. Faço aqui uma ressalva, não coloquei os endereços de contato dessas edições, pois não consegui encontrar nada a respeito delas. Se ainda estão sendo publicadas ou não. Os únicos contatos que eu sei que funcionam ainda são o da NHQ – WWW.nhq.com.br e o WWW.francinildosena.blogspot.com. Caso você saiba algo sobre essas revistas, publique um comentário falando a respeito, ficarei muito grato.

Um abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário