segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Exposição Fotográfica - A Arte Que Dá Vida A Morte.


Nessa quinta-feira passada (26/01/2012), teve inicio uma exposição de fotografias na Pinacoteca Municipal de Jaboticabal. Essas fotos fazem parte de um projeto que o fotografo José Mario iniciou em 2000. Onde ele fotografou os túmulos dos cemitérios que circundam Jaboticabal. Mais precisamente as esculturas que ornamentam esses túmulos. A exposição foi feita no próprio cemitério, somente no dia de finados. E não foi exposta em local nenhum. No final de 2011, o diretor do Prever (que propôs a idéia também em 2000), propôs ao Zé Mario que refizesse essa exposição, só que agora exposta em um local fechado. 
Então o próprio Zé Mario propôs que as fotos fossem tiradas por outros fotógrafos da cidade, e que a sua participação seria mínima nesse projeto, contando apenas com as fotos do crematório tiradas por ele. Proposta feita e apenas um aceitou, mais precisamente a fotografa Rafaela Gabriel. Ela refez as fotos com a mesma competência que o Zé Mario teve quando as tirou pela primeira vez. E pra completar, na primeira vez a Sonia Pavanelli havia colocado alguns textos juntos das fotos. Como se fossem “resenhas” sobre cada foto. Dessa vez ela participa também, mas ao invés de resenhas, ela colocou perguntas.
Perguntas essas que faz com que o espectador questione não só as fotos que ali estão, mas todo o simbolismo que um local sagrado como um cemitério possui. Tive o privilégio de ser escalado para tal exposição, e posso dizer que não me arrependo de ter ido. Então caro leitor, se você quiser aproveitar esse resto de férias escolares, venha até a Pinacoteca Municipal de Jaboticabal, e aprecie uma ótima exposição.

O endereço é o seguinte: Parca Duílio Poli, bairro Nova Jaboticabal em Jaboticabal.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 08:00 as 12:00 e 13:30 as 17:00
E a exposição fica até o dia 16 de Fevereiro.
(fotos retiradas antes do abertura)



“O mármore não morre, 
apenas fica 
triste com o 
passar dos anos, 
ganhando uma 
tonalidade cinza, 
da cor da morte.”

Que face tem a morte?
Que feições carrega ela?
Que arte é essa capaz de materializar
sentimentos que não são palpáveis?
Esta exposição não traz respostas.
Traz perguntas.

A cada um, o direito de refletir, se aproximar ou
manter distancia dessa morte que a arte e o
olhar incomum enchem de vida.

São recortes feitos pela emoção de olhares de
arte que mostram o quanto de vida há na
morte vista pelo coração e revista pelos
sentimentos de cada artista: o plástico, o
fotografo, o leigo.

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Vegga – Correnteza EP


Antes de comentar sobre o EP que a banda Vegga lançou recentemente, vou falar um pouco sobre a banda.
A Vegga surgiu em 2011, na cidade de Jaboticabal. E a sua formação conta com integrantes de outras bandas que não deram muito certo. Na verdade os integrantes são velhos amigos que estavam em outros projetos, mas que com o tempo descobriram que alem da amizade, eles possuíam muita afinidade com relação ao gosto musical de cada um. Então a partir daí, resolveram montar mais um projeto musical, a Vegga (nome esse retirado de uma estrela que possui quase o tamanho do sol). Que conta com a seguinte formação: Guilherme Constant – Vocal / André Aranha – Guitarra / Lucas Constant – Baixo e Fernando - Bateria. Depois de alguns meses de ensaio e algumas composições, a banda resolveu gravar um EP chamado “Correnteza”. EP que conta com 5 faixas, sendo 4 inéditas e uma composição que fazia parte de um outro projeto que contava com dois dos atuais integrantes da Vegga. Esse EP foi lançado em março do ano passado, e vem sendo muito bem aceito pelos fãs em geral.
 A banda vem tentando e conseguindo com muita competência, conquistar o seu espaço na cena musical. Não só aqui em Jaboticabal, mas na região também.
Bom, voltando ao EP. A Vegga mostra que não está para brincadeira, pois as musicas que estão ali gravadas, mostram um amadurecimento que os integrantes (apesar de novos) vem adquirindo com os tropeços e com os acertos que tiveram durante a sua vida musical. As musicas são muito bem feitas. As letras são boas, as melodias são muito bem montadas e executas. Os integrantes souberam usar muito bem as suas influencias, não deixando que elas ditassem o ritmo da coisa, mas sim, utilizando os seus ensinamentos em matéria de composição e execução. Nada de frescura, apenas o bom rock sedo feito e apresentado. Inclusive na capa, cuja arte foi feita pelo Guilherme (guitarra), simples mas que diz tudo, basta prestar atenção nos detalhes. Mostrando que a Vegga não é mais um projeto e, sim uma realidade que veio pra ficar, quer queiram ou não. Então caro leitor, se você ficou interessado em ouvir o som dos caras, basta procurar nos seguinte endereços: http://www.soundcloud.com/vegga ou http://www.facebook.com/media/set/?set=a.136135849807750.36882.100002340088611&type=1#!/veggaoficial ou ainda http://www.myspace.com/veggaoficial, é só entrar lá e ouvir on-line ou baixar as musicas. Ainda tem um link no youtube com um clipe oficial: http://www.youtube.com/watch?v=ACS1bQfB8N8.
E já ia me esquecendo, as faixas em destaque são “Correnteza” e o “Sopro”.


Gostas do Delírio, Baby?

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

STARCRAFT II – Wings of Liberty


Como prometido, vamos falar sobre a seqüência do jogo Starcraf. O jogo pra quem não sabe, é sobre uma serie de batalhas e conquistas de territórios envolvendo três facções.
Os Terrans (são os humanos, descendentes de criminosos e dissidentes políticos banidos da Terra e sentenciados a colonizar os confins da galáxia), os Zergs (são uma raça vagamente insectoide, eles são separados em numerosas ninhadas, e cada ninhada serve a um propósito especifico. Elas são controladas cada uma por um Cerebrate e que obedecem ao Overmind que lidera o enxame todo) e os Protoss (são tecnologicamente avançados e se utilizam de artefatos cibernéticos e uma poderosa tecnologia psionica. Alem de serem altamente religiosos). 
Ele é uma seqüência direta da expansão do primeiro jogo, o Brood War. Alem de contar com vários personagens novos que foram apresentados na varias HQs que foram publicadas antes do lançamento. O jogo ainda tem a participação do grande James “Jim” Raynor, Kerigan e Zeratul. E em uma espécie de comemoração pelo lançamento, a Blizzard lançou o jogo em dois formatos distintos. O primeiro de forma convencional, contendo apenas o CD do jogo. E o segundo como item para colecionador, sendo uma caixa contendo vários itens. Alem do jogo, vem uma pequena expansão, o cd contendo a trilha sonora (já comentada aqui: http://planetaalternativomagazine.blogspot.com/2011/01/starcraft-wings-of-liberty.html ), 4 cartões com códigos para você presentear algum amigos seu, para que ele possa jogar no Battle Net de graça por 14 dias, um pendrive e formato de insígnia com o nome do Jim Raynor, contendo no seu interior o primeiro Starcraft para você jogar, um livro só com artes conceituais e a edição zero da HQ Starcraft.
Tem só isso na caixa, alem da própria ser muito linda. Infelizmente caro leitor, acredito que você não vai mais encontrar essa versão para comprar. E se achar, vai ser muito cara. Você vai ficar que nem eu, morrendo de inveja daquele seu amigo que conseguiu comprar e você não. Mas tudo bem, eu não queria mesmo. Bom caro leitor, divirta-se jogando Starcraft II – Wings of Liberty e até uma próxima!

sábado, 21 de janeiro de 2012

Aventura e Ficção


Entre os anos de 1986 e 1991 a editora Abril surpreendeu todos o leitores brasileiros colocando nas bancas do pais, uma revista voltada ao publico mais exigente. A revista era conhecida como Aventura e Ficção. Que possuía uma gama de ótimas historias, e sendo a principio em boa parte material da Marvel. Isso até a edição de numero #13, onde desfilaram pelas paginas artistas como John Buscema, Roy Tomas, John Byrne, Gene Colan, Mike Barr, Bill Mantlo, Paul Gulacy, Frank Miller, Howard Chaykin entre outras feras. A partir da edição #14, começava uma nova fase, onde artistas nacionais passaram a fazer parte das publicações. Artistas como Mozart Couto, Watson Portela, Flavio Calazans entre outros. Alem de contar também com artistas europeus como Enrique Breccia, Carlos Trillo, Antonio Segura, Milo Manara, Jorge Zentner, Miguelanxo Prado e Jorse Ortiz. Um verdadeiro time de primeira, sonhado por todo leitor em poder ver esse pessoal junto em uma revista. Mas infelizmente a revista só durou 21 números. Isso devido a baixa venda esperada pela Abril. Só nos resta esperar que um dia as coisas mudem, e revistas como Aventura e Ficção, Cripta, Calafrio, HQ Revista do Quadrinho Brasileiro possam ser reeditadas e que durem o mesmo tempo que as revistas gringas que invadem o nosso mercado todos os meses.

Tem um site onde você caro leitor, pode tentar baixar os scans dessas edições:  http://ptkomics.blogspot.com/search/label/Aventura%20e%20Fic%C3%A7%C3%A3o.  Agora é só se divertir com ótimas historias, boa leitura.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Agende-se


É isso mesmo, 1º Brasa Rock Fest no Zeppelin's Pub, no dia 02 de Fevereiro a partir das 19:30h, aqui em Jaboticabal. Com a presença das bandas Livora de Araraquara (http://www.myspace.com/livora), House Goes Down também de Araraquara (http://www.housegoesdown.com) e a banda Vegga de Jaboticabal (http://www.soundcloud.com/vegga). O repertório das bandas será autoral. Essa é uma oportunidade para você caro leitor de conhecer o som dessas bandas, e o melhor de tudo, o evento é gratuito. Então vá prestigiar!




domingo, 15 de janeiro de 2012

Foo Fighters – Back And Forth


Esse DVD nada mais é do que um documentário que conta toda a trajetória musical do líder do Foo Fighters. O filme mostra desde a época do Nirvana, fala sobre a tragédia que abalou a banda, e mostra todo o lado profissional e pessoal de Dave Grohl. Mostra bastidores de gravações, e entrevistas com antigos e atuais membros da banda. Na minha humilde opinião, o melhor documentário sobre bandas que já tive o prazer de assistir. Muitos podem achar que o Dave é meio tirano, quando se trata de gravar um disco ou manter a banda nos trilhos, mas se ele não for assim, quem vai ser. E é graças a isso que o Foo Fighters, é uma das melhores bandas da atualidade. Caro leitor, se você ainda não assistiu, vá atrás pois eu garanto que não ira se arrepender.  

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Alternativa


“A ladies and gentlemen, welcome, to the a wonderful world, a rock and roll... A partir de agora, a 101 FM faz o seu domingo virar rock… Alternativa!... ROCK N’ ROLL!!!!!!!

Em meados do ano de 1991, a radio 101 FM Aquarela, colocava no ar um programa totalmente voltado aos adoradores do mais puro rock. Pra quem não viveu a sua adolescência naquela época, fica um pouco difícil de entender o que o programa significou para aqueles roqueiros. Pois ao contrario do acesso fácil que se tem hoje em dia com a internet. Onde qualquer pessoa pode ouvir um programa de rock on-line, ou baixar as musicas das suas bandas favoritas, ou ainda ficar informado sobre o que acontece no mundo do rock, em 1991 e até em anos anteriores não dava. Só comprando todo mês as revistas que falavam sobre o assunto, ou conhecendo os donos de lojas especializadas nesse segmento, que muitas vezes te avisavam sobre os lançamentos ou tinham um pouco mais de informação para passar adiante. Então foi ai que um jovem conhecido como Loyola (Carlos Cesar Ignácio), tentou mudar essa historia.
E juntamente com a direção da 101 FM, colocaram no ar o programa Alternativa. Onde se tocava todas as vertentes do rock. Onde bandas independentes contavam com um espaço gratuito para divulgar o seu material. Onde pedidos de musicas eram atendidos com o maior respeito e dedicação. Éramos felizes.
Mas nem tudo dura para sempre. Em meados de 2004, por divergências internas, o programa chegou ao fim. Mas não antes de ter se tornado o segundo programa mais velho da America Latina, tendo durado 13 anos. Em 2006, dois fãs do programa tiveram acesso as vinhetas originais e colocaram o Alternativa de novo no ar, dessa vez em uma radio comunitária. Para muitos, isso era uma forma de homenagear um dos melhores programas de rock que Jaboticabal já teve, para outros uma afronta a tudo o que o programa representou. Bom, ele também não durou muito. Graças a parcerias feitas pela radio, e pela concessão cedida para que ela se tornasse legalizada, o programa foi encerrado. Mas apesar de ter o nome Alternativa, não sei se o programa tinha a mesma qualidade que o original. Por isso, não consideramos essa “fase” como uma tentativa de retorno do mesmo.
Mas agora em 2012 tivemos a melhor noticia de todas. Ele está voltando! Depois de peregrinar por terras nunca antes vistas. Depois de hibernar por muitos anos. O Alternativa está de volta. Com o seu criador no comando da coisa. Mostrando aos jovens de hoje, as melhores musicas, ou melhor, as obras de arte que bandas e músicos, que ainda estão na ativa, que se separaram e que retornaram as suas antigas formações, e os que nos deixaram, mas que com certeza ainda fazem os seus shows, estejam onde estiverem, tiveram a capacidade de criar.
Por isso caro leitor, fique avisado. Em Fevereiro, mais precisamente dia 05, a partir das 16 horas (horario de Brasília), ele estará de volta. Detonando essa m&¨%@ de cidade, com tudo de melhor que as bandas de rock já produziram. Então não perca! É na freqüência 101.7 FM. E para os roqueiros que adoram ficar 24 horas na net, basta acessar o site oficial da radio e ouvir on-line o programa. O link é o seguinte: http://www.101fm.com.br, e você caro leitor já pode ir fazendo os seus pedidos, basta mandar um e-mail para alternativa@101fm.com.br. E como dizia uma das tantas vinhetas do programa: “Não tem problema que você não gosta de rock, a gente gosta... ALTERNATIVA!”.

“Gostas do Delírio, Baby?”


segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

DMC – Detroit Metal City – Anime e Live Action


Esse é um dos melhores animes de rock que já vi. Muito hilário e com uma das melhores trilhas sonoras já produzidas para um desenho desse estilo. A historia trata de um garoto (Soichi Negishi) que mora no interior do Japão, e que vem para a cidade de Tókio para estudar e tentar a carreira de musico. Só que ele é fã de musica pop, e acaba não conseguindo nenhuma gravadora para lançar as suas musicas. No fim ele acaba entrando em uma banda de Death Metal conhecida como Detroit Metal City. Onde ele se torna o odiado e adorado vocalista Johannes Krauser II. Situações hilárias acontecem porque Negishi tem que manter uma dupla identidade, alem é claro a empresaria da banda que é a pior. O anime tem 12 episódios com duração máxima de 13 minutos cada. E em 2008, um grupo de fãs do lançou uma versão live action do anime. Na realidade, eles roteirizaram os episódios do e fizeram o filme. Basicamente é o anime encenado por atores reais. Eu gostei muito dos dois, só gostaria que tivesse uma continuidade, pois tem tanto anime ruim por ai que chegam a ter 300 episódios e não terminam nunca, e as boas duram pouco. 

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Crânio em vários momentos


Olá caro leitor do P.A.M., estamos começando mais um ano. E esperamos contar com a sua companhia durante esse ano que se inicia.
E para começar, resolvi publicar uma resenha sobre o personagem Crânio do grande roteirista Fancinildo Sena. Na realidade, eu iria fazer uma serie de resenhas sobre algumas publicações nacionais e independentes. Mas quando terminei de ler as edições, notei que elas tinham algo em comum, e o que seria isso? Bom todas elas continham historias do Crânio, e o melhor de tudo, elas tinham uma certa cronologia, mesmo se tratando de revistas de “editoras” diferentes. Então resolvi falar das revistas, mas como ponto principal as historias do Crânio. Vamos a elas então:

Brado Retumbante edições # 1 ao # 4 (2004-2005)
Essas revistas foram produzidas pela Cooperativa Brado Retumbante, localizada em Olinda/Pernambuco. O intuito da revista, era o de mostrar aos leitores historias dos personagens criados pelos integrantes dessa mesma. Personagens como Diego Del Monte Castelo, Cabala, Arcanum, Renegado 3000 e o Crânio. Todos com ótimos desenhos e com bons roteiros, com destaque para a Cabala e o Crânio, que inclusive teve as suas historias contadas desde a sua origem, pois pra quem não sabe o Crânio é um personagem que surgiu em fanzines na década de 1980. As historias publicadas foram: “O Inicio de Tudo”(Francinildo Sena e Mark Novoselic), “Pensamento Negativo” (Francinildo Sena e Mark Novoselic), “Homem de Lata” (Francinildo Sena e Mark Novoselic) e “Ameaça Terrorista” (Francinildo Sena e Mark Novoselic).

Prismarte – O Melhor dos Quadrinhos # 43 (2007)
Seguindo a cronologia do Crânio, vem a revista Prismarte. Criada pela PADA (Produtora Artística de Desenhistas Associados) de Ouro Preto/Olinda-PE, e que seguia o mesmo intuito da Brado Retumbante, publicar quadrinhos de artistas nacionais. E que publicou em suas paginas a historia “A Morte Chega Rastejando” do Crânio. Muito boa por sinal, não só na questão do roteiro, que foi escrito pelo Francinildo Sena, mas nos traços do grande Mark Novoselic. A revista ainda contava com as historias do Zé Coruja do Marcos Lopes, Jogo de Várzea do Fabio Turbay e O Humor de Bingo do Fernando Caetano.

Crânio #1 Edição de Colecionador (2008)
Essa é uma publicação do estúdio NHQ (WWW.nhq.com.br), que pra quem não conhece, é responsável pela publicação virtual de varias HQs de artistas brasileiros. O site conta com um acervo grande. E o melhor de tudo, todas disponíveis para download. Nesta edição tivemos as historias: “Maldade” (Francinildo Sena – Roteiro, Oliver Lee – Desenhos e Heraldo Wilson – Arte-Final) e “Dois Minutos Para a Meia-Noite” (Francinildo Sena e Mark Novoselic). Essa que foi uma das ultimas historias desenhadas pelo Mark Novoselic, que veio a falecer no mesmo ano, vitima de um infarto fulminante.

Projeto Continuum Extra (2008)
Publicação feita pela Quadrinhos Continuum, “editora” de Fortaleza/Ceara.
Nessa edição, alem da historia “Semelhanças” (Alcivan Gameleira-Argumento, Francinildo Sena-Roteiro e Gilberto Borba-Arte) do Crânio, ela trás uma historia do personagem Runter do Ralf Risi.

Crânio (2008)
Revista publicada pela Quadinharte somente com o personagem Crânio. Com duas historias, “Floresta Sangrenta” (Francinildo Sena e Toni Neri / Orlando Maro), feita em memória do Mark Novoselic. E que tem ligação com a historia “A Morte Chega Rastejando”. E a segunda historia é totalmente feita pelo Novoselic, tanto roteiro como os desenhos. “Atormentado” mostra toda a versatilidade que esse grande artista possuía.

Prismarte – A Nova Maneira de Quadrinhos #50 (2009)
Mais uma edição da Prismarte que conta com a participação do Crânio. Dessa vez o roteiro ficou a cargo do Leonardo Santana e os desenhos por conta do traço “alucinado” de Luciano Felix. Como ficou o resultado? Só lendo a historia “Alem das Palavras”. Essa edição ainda conta com uma historia do grupo de heróis conhecidos como o Panteão.




Bom caro leitor, esse foi o pacote de revistas que tive o prazer de ler nas minhas férias. Faço aqui uma ressalva, não coloquei os endereços de contato dessas edições, pois não consegui encontrar nada a respeito delas. Se ainda estão sendo publicadas ou não. Os únicos contatos que eu sei que funcionam ainda são o da NHQ – WWW.nhq.com.br e o WWW.francinildosena.blogspot.com. Caso você saiba algo sobre essas revistas, publique um comentário falando a respeito, ficarei muito grato.

Um abraço e até a próxima!

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Alternativa!

Ele está voltando, o segundo programa de rock mais velho de toda a América Latina. Em fevereiro, Aguardem!

Em breve contaremos com uma entrevista com o fundador e apresentador do programa, assim como mais detalhes sobre a volta do Alternativa. Acompanhem o blog e você caro leitor ficara informado sobre os detalhes.