quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Gibiteca de Santos festeja aniversário de 23 anos com extensa programação

 

A Gibiteca Municipal Marcel Rodrigues Paes – Posto 5 comemora nos dias 11, 12 e 13, seu aniversário de 23 anos de funcionamento. A programação conta com exposições, lançamentos, sessão de autógrafos, bate papo com os autores, música, sketchcrawl, encontro cosplay e outras atividades voltadas para os quadrinhos e manifestações da cultura nerd/geek.
.
A comemoração se inicia ainda na sexta-feira, dia 11, com a abertura da exposição “Star Wars por uns 60” na área de circulação do Shopping Pátio Iporanga, a partir das 19h30 com entrada gratuita.
.
No dia 12, a festa começa com outra exposição, desta vez na própria Gibiteca: “80 anos de Mauricio de Sousa”, em homenagem ao pai da Turma da Mônica, a partir das 12h, também com entrada gratuita. Participam da mostra, os artistas:
Alexandre “BAR” Barbosa
Aline Teodoro
André HQ
Augusto Passos
Caca
Christiano Flexa
Clayton InLoco
DaCosta
Denis Dym
Dodo
Ed Carlos
Eder Messias
Fábio Coala
Helton/Aikau
Jazz Miranda
Jo Seraph
Joel Jr. Fragoso
Leandro Henrique Altafim
Nice Lopes
Sam Coza
Seri
Victor Freundt
Zéppas
.
Confira a programação do dia 12:
- 12h30. Mesa livre de desenhos de mangá com o Estúdio Mangarts
- 13h. Painel ‘O jornalista Marcel Paes’, com o Prof. Dr. Flavio Calazans que vai contar um pouco da trajetória desse importante nome para os quadrinhos na nossa região.
- 14h. Encontro Cosplay
- 14h Maratona Sketchcrawl organizado pelo ilustrador e desenhista de humor Osvaldo Da Costa, o DaCosta.
- 16h. Exibição de dois episódios do desenho animado “Onigomanjhas”, de Mauro de Abreu, premiado no Anima Mundi, que homenageia os seriados japoneses e de super-heróis.
- 16h. Caricatura ao vivo com o Caricartoon, organizado por Caca Marszolek Bueno
- 17h. Debate com integrantes da AQC – Associação dos Quadrinistas e Caricaturistas do Estado de São Paulo – vai falar sobre as atividades da entidade e também sobre o prêmio Ângelo Agostini. Participam Worney de Souza, Marcos Venceslau, Bira Dantas, Alexandre Silva e Gazy Andraus.
- 18h. Lançamento coletivo de autores da região como 'O Monstro - Filhos de Quiron' de de Fábio Coala (Guarujá), 'Novembro' de Victor Freundt e Bruno Bispo (Santos), 'Hurulla 2' de Clayton InLoco (Santos) e 'Biosfera' de Paulo Ricardo Lisboa, da editora Edda.
- 19h30. Apresentação do relatório anual das atividades da Gibiteca e cortado o bolo de aniversário.
.
Durante todo o dia teremos, mesa com exibição de action figures e estátuas, além de música ao vivo. Com um repertório que vai do jazz a bossa nova, o duo Walmir Buono e Aracelli Go vai animar a tarde. Compositor e arranjador com mais de 20 anos de experiência, ele já tocou em cruzeiros marítimos, nas tendas da SECULT e em vários eventos importantes da cidade. Com um repertório calcado nas grandes vozes da MPB, ela já cantou em várias casas noturnas de Santos ao longo dos últimos anos.
.
Programação do dia 13:
- 10h às 15h - Game Fest Day
- 10h. Workshop sobre RPG. Como jogar, onde encontrar os jogos e seus principais destaques, assim como um pouco de sua história e detalhes sobre o mercado nacional. A oficina será ministrada por Fábio Ribeiro (TOB) e convidados.
- 11h30. Lançamento do jogo Jade Punk, da editora Pensamento Coletivo. O jogo será apresentado e, na sequência acontecerá uma partida mestrada por Fábio Ribeiro. Ao meio dia e meia, outro lançamento, desta vez do jogo Gunrunners, da Doctor Finn´s Games, enorme sucesso internacional. O jogo será apresentado pela editora e na sequencia serão abertas mesas para o público testar o jogo.
- 14h. A loja Caverna do Dragão e a Conclave apresentam para Santos o card game “Dungeons Twister”. Após o lançamento será aberta mesa para teste.
- 15h. Exibição e debate sobre o filme inédito The Knigths of Badassdom, inédito no Brasil. O filme é uma comédia de fantasia sobre um grupo de Live Action Role Playing Game e discute sobre a ausência de lançamentos dentro do gênero, por mais que eles continuem sendo produzidos.
- 17h. Bate papo com Fábio Ribeiro, Yara Myiasito e Nego Jota sobre os jogos de mesa (tabuleiro, RPG e cards) que promete discutir cenário atual, mercado e futuro dos tabletop games.
.
Durante todo o dia acontecerá mesas de jogos diversos com a coordenação do grupo ToB (Todos on Board), da equipe da loja Caverna do Dragão e da Liga Star Wars X-Wing e exposição de jogos, além de distribuição de brindes e sorteio de jogos.
.
Além da Secretaria Municipal de Cultura, SECULT, a comemoração do aniversário da Gibiteca conta com o apoio do site OD (Opiniões Desinformativas), da loja Caverna do Dragão, da loja Breshopin, do grupo Todos on Board (ToB), das editoras Pensamento Coletivo, Conclave e Funbox, Nerd Cine Fest, a Liga Baixada Santista X-Wing.
.
A Gibiteca fica no Posto 5, na avenida da praia, bem em frente à rua Oswaldo Cruz, no Boqueirão, em Santos. Funciona das 9h às 19h de segunda à sexta-feira e das 9h às 13h aos sábados e domingos, exceto em dias de eventos especiais. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 32881300.

Fonte: Gibiteca de Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário