quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Arqueólogos encontram jogo de tabuleiro de mais de 1.500 anos em tumba na China

Arqueólogos encontraram um jogo de tabuleiro que não é jogado há 1.500 anos dentro de uma tumba de mais de 2.300 anos na China, informou o site Live Science na última segunda-feira (16/11).
Foram encontrados um dado de 14 lados feito de dente de animal, dos quais 12 estão numerados de um a seis e os outros dois lados estão em branco, e 21 peças retangulares pintadas com números e uma placa de cerâmica - decorada com dois olhos, nuvens e trovões - que servia de tabuleiro.
Link permanente da imagem incorporadaOs artefatos correspondem a um jogo chamado “Bo” ou “Liu Bo”, que parou de ser jogado há 1.500 anos, segundo os arqueólogos. Acredita-se que o jogo tenha sido inventado por volta do ano 500 a.C. e foi popular durante a dinastia Han, que existiu de 206 a.C. a 220 d.C.
A tumba, que fica perto da cidade de Qingzhou, foi escavada em 2004 por arqueologistas do Museu Municipal da cidade e pelo Instituto de Relíquias Culturais e Arqueologia da Província de Shandong. A descoberta foi anunciada pelo periódico chinês Wenwu em 2014 e o mesmo artigo foi traduzido para o inglês e publicado no periódico Chinese Cultural Relics (Relíquias Culturais Chinesas).
De acordo com os pesquisadores, a tumba era utilizada para enterrar aristocratas de um Estado rival àquele em que ela estava localizada. A estrutura foi quase totalmente saqueada, estando em grave estado de deterioração. Junto com as peças também foi descoberto um esqueleto, provavelmente de uma das pessoas que saqueou a tumba, acreditam os arqueólogos.

Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário