segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Filmes clássicos que todo jogador de RPG deveria assistir

Filmes clássicos que todo jogador de RPG deveria assistir: Década de 1980

O sucesso foi tanto da super-hiper-mega lista de filmes que todo jogador de RPG deveria assistir (links para ela no final desse novo artigo), que resolvemos fazer mais uma lista, desta vez com os filmes da década de 1980, uma década que começou com uma excelente safra de filmes de fantasia. Esses clássicos mais recentes foram citados e pedidos em alguns comentários, então aqui estão eles! Não existe critério nessa divisão, apenas foram colocados nessa ordem conforme eles foram sendo lembrados e citados, também com links e comentários.

Muitos desses filmes ainda passam nos canais TCM e Telecine Cult das TVs por assinatura. Divirtam-se e não deixem de conferi-los!

– “Ladyhawke, o Feitiço de Áquila” – (Ladyhawke): Com a linda Michelle Pfeiffer (que jogava AD&D) e os inesquecíveis Etienne Navarre de Rutger Hauer e Philipe “O Rato” Gaston do Matthew Broderick.

– “Fúria de Titãs” – (Clash of the Titans): Esqueçam o remake e a continuação. Infinitamente mais fiel ao mito, esse filme tem um super-elenco e efeitos especiais do mestre Ray Harryhausen. Sir Laurence Olivier como Zeus, Maggie Smith como Thetis e Ursula Andress como a melhor Afrodite da história do cinema. E a linda Judi Bowker como Andrômeda!

– “Excalibur” – (Excalibur): Ainda hoje é disparado o melhor filme sobre o mito do Rei Arthur. Pode comprar sem susto e se delicie com a trilha sonora que tem Carmina Burana.

– “Krull” – (Krull): Não preciso dizer nada: o gládio e o Cíclope. Na época em que foi lançado, mesmo a crítica da época preconceituosa com filmes do gênero, deu
cotação máxima a ele.

– “Conan, o Bárbaro” – (Conan the Barbarian): Obrigatório. Hoje, 33 anos depois, ele ainda é um dos melhores filmes do gênero épico/fantasia e lançou Arnold Schwarzenegger para o estrelato. Um novo clássico que todos devem assistir, de preferência, em uma versão sem cortes.

– “Conan, o Destruidor” – (Conan the Destroyer): Inferior ao primeiro filme, “defeitos especiais” demais, mas divertido. Nesse temos uma verdadeiro grupo de aventureiros liderados por Conan.

– “Guerreiros de Fogo” – (Red Sonja): Arnold Schwarzenegger ainda tinha um contrato para um terceiro filme com a mesma produtora dos dois Conans e fez um outro personagem nessa adaptação de Red Sonja. Divertido como uma Sessão da Tarde.

– “O Dragão e o Feiticeiro” – (Dragonslayer): Um filme que nem sempre recebe o devido valor, mas que é excelente! Concorreu ao Oscar de Efeitos Especiais. O clima é puro Ars Magica, para quem também conhece esse clássico RPG.

– “O Arqueiro e a Feiticeira” – (The Archer: Fugitive from the Empire): Filme feito para a TV que era para ser piloto de uma série que não rolou. Mas mesmo assim, apesar de alguns visuais trash, é uma referência muito legal e tem George Kennedy fazendo o papel de pai do protagonista.

– “O Falcão Justiceiro” – (Hawk, the Slayer): Com Jack Palance como vilão, o irmão maligno do protagonista nesse filme também feito para a TV. A primeira vez que aparece um elfo arqueiro, ao estilo do velho AD&D (elfo baixinhos). Seria o piloto de uma série também, e pelo visto também não rolou. A espada do protagonista, quando caía, voltava para a mão dele.

– “A Espada e os Bárbaros” – (The Sword and the Sorcerer): Filme B feito na esteira de Conan, o Bárbaro. O herói é um típico aventureiro de qualquer mesa de RPG e a espada de três lâminas já vale o filme, além da princesa safadinha!

– “A Espada do Valente” – (Sword of the Valiant: The Legend of Sir Gawain and the Green Knight): Filme despretensioso, mas que traz Sean Connery como principal antagonista. Baseado numa lenda arturiana.

– “Masada” – (Masada): Com Peter O’Toole. Baseado no acontecimento histórico da rebelião dos Zelotas contra o Império Romano. Vejam e entendam porque o exército romano foi o melhor exército do mundo por centenas de anos. Originalmente é uma mini-série, mas existiu uma versão condensada como filme, que ficou melhor.

– “A História Sem Fim” – (The Neverending Story): Clássico de fantasia/contos de fadas que mora no coração de muita gente!

– “A Princesa Prometida” – (The Princess Bride): Outro filme muito citado pelos jogadores, outro grande clássico da década de 1980 de fantasia/contos de fadas.

– “A Lenda” – (Legend): Tom Cruise no início de carreira e Tim Curry como um diabão. Pura fantasia e contos de fadas.

– “O Príncipe Guerreiro” – (The Beastmaster): O primeiro de uma série de filmes trazendo Marc Singer como o Beastmaster. Clássico da Sessão da Tarde.

– “Willow – Na Terra da Magia” – (Willow): Willow é ainda hoje um excelente filme e os efeitos especiais não envelheceram tanto. Val Kilmer como um anti-herói que se torna herói, algo bem comum nas mesas de RPG.

– “Highlander – O Guerreiro Imortal” – (Highlander): Depois de 29 anos, esse clássico não envelheceu. Tudo que veio depois baseado nele é inferior, mas ele é fabuloso! Christopher Lambert, Sean Connery, Clancy Brown e a maravilhosa trilha sonora do Queen. Embora a maior parte do filme seja uma ambientação contemporânea, incluímos ele na lista pelas cenas de flashback e, é claro, pelas maravilhosas lutas com espadas!

– “O Nome da Rosa” – (The Name of the Rose): Todo bom jogador de RPG já deve ter assistido esse filmaço, mas vale a pena lembrar. Intriga, hipocrisia, mistério e assassinatos em um mosteiro medieval. Sean Connery e Christian Slater como dois monges investigando as mortes misteriosas.

– “Henrique V” – (Henry V): Dirigido e estrelado por Kenneth Branagh, é Shakespeare com muitas cenas de batalha, imperdível!

– “Conquista Sangrenta” – (Flesh+Blood): Começamos e fechamos com Rutger Hauer, dessa vez dirigido por Paul Verhoeven. Esse é “o” filme medieval, que não recebeu o valor devido. Ele retrata uma Era Medieval sem glamour, com batalhas incríveis, sadismo, sangue e disputas entre uma companhia de mercenários e um nobre mal-caráter. Ninguém vale nada, todos são muito maus. Um filme de referência para qualquer história medieval que tente ser realista.

Os 300 de Esparta

Muitos desses filmes ainda passam nos canais TCM e Telecine Cult das TVs por assinatura. Divirtam-se e não deixem de conferi-los!

– “Os 300 de Esparta” – (The 300 Spartans): com Richard Egan no papel de Leônidas. Não tem lutinha super-coreografada, nem maquiagem para barriguinha parecer sarada. Tem mais fidelidade histórica do que 300 e sua continuação (marinha espartana?!).Este filme marcou a minha infância. Para dar uma dimensão dele, estão lá todas as citações atribuídas a Leônidas e seus comandados, em especial na cena entre Leônidas e o arauto de Xerxes – “Entreguem suas armas!” – “Venham buscá-las!”

– “Contra Todas as Bandeiras” – (Against All Flags): Meio bobinho, mas tem Errol Flynn, Maureen O’Hara e Anthony Quinn.

– “Ivanhoé, o Vingador do Rei” – (Ivanhoe): Com Robert Taylor, o grande James Mason (vários vilões épicos)e Elisabeth Taylor. Revi a pouco tempo, ficou um pouco datado, mas a cena do campeonato de justas é antológica e vale o filme, além do excelente elenco.

– “O Falcão Dourado” – (The Golden Hawk): A história do corsário francês, Capitão Kit “The Hawk” Gerardo.

– “A Marca do Zorro” – (The Mark of Zorro): Com Tyrone Power, Linda Darnell e Sir Basil Hathbone. Outro Clássico com C, excelente! Tem uma The Mark of Zorro com Frank Langella e Anne Archer.

– “A Queda do Império Romano” – (The Fall of The Roman Empire): Com Sir Alec Guiness Stephen Boyd, Sophia Loren, Chistopher Plummer, James Mason e Mel Ferrer. Embora seja um dos dez maiores fracassos de bilheteria de todos os tempos, o filme é muito bom e foi a grande referência de Gladiador.

– “Átila, o Rei dos Hunos” – (Sign of The Pagan): Com Jack Palance no papel título. Excelente. Jack Palance deve ser a reencarnação do próprio Átila.

– “Macbeth” – (Macbeth): Filme dirigido e interpretado por Orson Wells. Uma obra prima de um grande gênio do cinema.

– “O Valente Príncipe de Donegal” – (The Fighting Prince of Donegal): Irlandeses lutando contra os ingleses. Produção da Disney da década de 1960, mas muito legal!

– “O Espadachim” – (The Swordsman): Com Larry Parks. Herdeiro de clã rival se apaixona por filha do clã inimigo. Intriga e luta entre clãs rivais escoceses.

– “Taras Bulba” – (Taras Bulba): Com Yul Brynner e Tony Curtis. Cossacos contra poloneses. Maravilhoso!

– “Cleópatra” – (Cleopatra): Com Elisabeth Taylor no seu auge, Richard Burton e Rex Harrison. Tem a antológica cena do “Mandem a tartaruga!”

– “Os Três Mosqueteiros” – (The Three Musketeers): Ainda hoje é disparada a melhor adaptação do clássico de Alexandre Dumas, feita em dois filmes (o outro é “A Vingança de Milady”, a seguir). Um super elenco com Michael York, Rachel Welch, Oliver Reed, Richard Chamberlain, Christopher Lee, Geraldine Chaplin e Charlton Heston como Richelieu. Também recomendamos o clássico ainda mais antigo, Os Três Mosqueteiros com Gene Kelly no papel título, Van Heflin, Lana Turner, Angela Lansbury e Vincent Price como Richelieu.

– “A Vingança de Milady” – (The Four Musketeers): Continuação e conclusão do filme anterior, perfazendo a melhor adaptação dessa grande obra de Alexandre Dumas. Não percam tempo vendo os filmes mais recentes.

– “Ulisses” – (Ulisses): Produção italiana com Kirk Douglas no papel título, Silvana Magano e Anthony Quinn. Excelente adaptação da Odisséia de Homero e Kirk Douglas mostra o que é um herói realmente épico!

– “Helena de Troia” – (Helen of Troy): Adaptação da história da Ilíada de Homero, contada sob o ponto de vista dos troianos. Brigitte Bardot faz um papel coadjuvante.

– “A Guerra de Troia” – (La Guerra di Troia): Produção italiana feita depois de Helena de Troia, tendo como protagonista Enéas, interpretado pelo grande Steve Reeves, o “rei” dos filmes épicos B (vamos citar mais ele ainda, na terceira parte). Steve Reeves repetiria o papel de Enéas na continuação a seguir.

– “A Lenda de Enéas” – (La Leggenda di Enea): Continuação do filme anterior, inspirada na Eneida de Virgílio, como Steve Reeves repetindo o papel de Enéas.

– “Gengis Khan” – (Genghis Khan): Com Omar Sharif no papel título e Stephen Boyd, James Mason (sempre ele), Françoise Dorleac (irma de Catherine Deneuve) e Telly Savalas. Conta a história desde a infância do maior conquistador do mundo, o grande Khan dos mongóis.

– “O Último Refúgio” – (The Last Valley): Também com Omar Sharif, Michael Caine, e a brasileira Florinda Bulcão. Muito bom, peste negra e guerra dos 30 anos.

– “O Gavião do Mar” – (The Sea Hawk): Errol Flynn é sinônimo de “filme clássico de capa e espada”. Fechamos essa segunda parte com um dos melhores filmes de pirata de todos os tempos, que naturalmente tem Errol Flynn no papel principal.

– “As Aventuras de Robin Hood” – (The Adventures of Robin Hood): O mais clássico dos clássicos, com o fenomenal Errol Flynn. De quebra tem Olivia de Havilland e o grande Sir Basil Rathbone.

– “Robin e Marian” – (Robin and Marian): Sean Connery fazendo um Robin Hood velho e Audrey Hepburn como Lady Marian. Eu considero esse simplesmente o filme definitivo sobre Robin Hood. Robert Shaw é o Xerife de Notthingan. O Coração de Leão quem faz é o fantástico Richard Harris!

– “As Cruzadas” – (The Crusades): Bem antigo, do mítico diretor Cecil B. DeMille. Saladino e o Coração de Leão são muito bem retratados e tem boas cenas de batalha, além da antológica cena da comparação entre as espadas. Na História real, Saladino e Ricardo nunca se encontraram pessoalmente, embora ambos se respeitassem e admirassem mutuamente.

– “Alexandre Magno” – (Alexander the Great): Com Richard Burton de peruca loura no papel de Alexandre, o Grande. Cheio de cenas antológicas, uma das que eu mais gosto é quando ele se torna rei e assume o comando do exército grego após a morte do pai: “Nada mudou, exceto o nome do Rei!”

– “Terra dos Faraós” – (Land of the Pharaohs): Tendo como um dos roteiristas o escritor William Faulkner, ele traz a “imortal” Joan Collins com vinte aninhos no papel feminino principal. Apesar de hollywoodiano, tem umas sacadas interessantes com o conhecimento que se tinha na época sobre o Egito Antigo.

– “Os Bravos Tártaros” – (I Tartari): Tártaros x Vikings! Apesar do nome, os protagonistas são os vikings, liderados pelo Victor Mature, lutando contra Orson Welles – sim, o próprio – como líder dos tártaros.

– “Alfredo, o Grande” – (Alfred the Great): Conta a história de Alfred de Wessex, que tentou unir a Inglaterra contra os vikings. Com Michael York e Ian McKellen. Quem quer ver uma parede de escudos precisa ver esse filme.

– “O Colosso de Rodes” – (Il colosso di Rodi): O primeiro filme do grande diretor italiano Sergio Leone, um épico italiano cheio de ação e intriga na Grécia Antiga, com Rory Calhoun.

– “Jasão e o Velo de Ouro” – (Jason and the Argonauts): Com efeitos especiais do grande Ray Harryhausen, tem a antológica cena da luta contra esqueletos.

– “As Aventuras do Ladrão de Bagdá” – (Il ladro di Bagdad): Com o “rei” dos filmes épicos B, Steve Reeves, para salvar a princesa de Bagdá que foi acometida por uma maldição, o mais hábil ladrão da cidade vai em busca da lendária rosa azul.

– “Os últimos dias de Pompéia” – (Gli ultimi giorni di Pompei): Outra produção italiana com Steve Reeves. Uma história de vingança nos últimos dias antes da erupção do Monte Vesúvio.

– “Hércules” – (Le fatiche di Ercole): Fechando os filmes com Steve Reeves, não podia faltar o clássico original, que gerou uma série de outros filmes com ele no papel do mítico herói grego.

– “Sansão e Dalila” – (Samson and Delilah): Outro grande clássico de Cecil B. DeMille, com Victor Mature e Hedy Lamarr nos papéis títulos.

– “Simbad e a Princesa” – (The 7th Voyage of Sinbad): O primeiro dos três filmes de Simbad com efeitos especiais de Ray Harryhausen.

– “A Nova Viagem de Sinbad” – (The Golden Voyage of Sinbad): O segundo filme com efeitos de Ray Harryhausen. Mas quem rouba a cena é a Caroline Munro com sua beleza estonteante!

– “Simbad e o Olho do Tigre” – (Sinbad and the Eye of the Tiger): O terceiro e último, com Patrick Wayne (filho do grande John Wayne) como Simbad e a bela Jane Seymour.

– “O Incrível Exército Brancaleone” – (L’armata Brancaleone): É cômico, mas genial! Um dos retratos mais engraçados da Idade Média e das histórias de cavalaria, imperdível!

– “Monty Python em Busca do Cálice Sagrado” – (Monty Python and the Holy Grail): Outro que apesar de ser cômico é imperdível!

– “Quo Vadis” – (Quo Vadis): Outro clássico com C maiúsculo. Peter Ustinov como Nero encabeça um grande elenco com Robert Taylor e Deborah Kerr.

– “Os Cavaleiros da Távola Redonda” – (Knights of the Round Table): Com Robert Taylor, Ava Gardner e Mel Ferrer. A história é cheia de liberdades em relação ao mito original, mas ainda assim um grande filme!

– “Meu Reino Por um Amor” – (The Private Lives of Elizabeth and Essex): Não se deixe enganar pelo título, é um filme de pirata de primeira! Traz o mito Bette Davis como Elisabete I e Errol Flynn, é claro!

Terminamos aqui a terceira e última parte. Mas vamos continuar com uma nova lista: na semana que vem, vamos trazer os filmes da década de 1980 em diante, os Clássicos Recentes!

Por Marcelo Telles e Luciano P. Giehl, com a inestimável colaboração de Octavio Aragão.

ADVENTURES OF ROBIN HOOD, Alan Hale Sr., Eugene Pallette, Errol Flynn, 1938

Fonte: REDERPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário