quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Batgirl morre aos 78 anos

Yvonne Craig, mais conhecida por seu papel como Barbara Gordon / Batgirl na terceira temporada da série de TV do “Batman” de 1960, faleceu aos 78 anos de idade de acordo com vários relatórios, incluindo seu site oficial.

Craig foi a primeira artista a retratar o papel de Batgirl em live-action, introduzido em 1967 na terceira e última temporada da série. Ela apareceu em todos os 26 episódios da terceira temporada, juntando-se ao Batman (Adam West) e Robin (Burt Ward) em sua perseguição contra a criminosos fantasiados. A personagem foi um dos primeiros exemplos de um super-herói feminina representada em live-action, antecedendo a Mulher Maravilha de Lynda Carter por mais de uma década.






Depois que “Batman” terminou, Craig permaneceu associada com a personagem, aparecendo até recentemente em convenções e shows de autógrafos e reprisando o papel em um anúncio de serviço público 1972 defendendo a igualdade de remuneração para as mulheres.

 


“É divertido, porque você vai se encontrar com jovens mulheres que achavam que você era um modelo a ser seguida”, disse Craig em entrevista em 1998 para a revista Femme Fatales. “Você também vai se encontrar com as famílias, onde caras vão dizer “Oh meu Deus, eu tinha uma certa queda por você, e agora eu assisto com os meus filhos.” Então eu acho que é agradável para ser parte de algo que ainda se mantém e pode ser visto por crianças e suas famílias”.
Em uma entrevista publicada em seu site, ela expressou descontentamento com o aclamada história em quadrinhos “A Piada Mortal” de 1988, de Alan Moore e Brian Bolland, onde Barbara Gordon é seqüestrada e leva um tiro na espinha pelo Coringa, deixando a personagem paralisada.


“Eu não sei por que eles gostariam de fazer isso com ela”, Craig cita. “Alguém me enviou esse livro em quadrinhos, e nele, ela foi atingida na coluna vertebral por uma bala, foi uma coisa horrível de se fazer, mas eu acho que é o seu caráter e eles podem fazer o que quiserem contanto que eles não façam comigo!”.
Craig era uma bailarina treinada antes de atuar no papel. Além de seu papel como Batgirl, ela também apareceu em episódios de “Star Trek“, “O Agente da U.N.C.L.E.” e “The Wild Wild West”. Nos últimos anos, ela fez a voz da vó na série animada “Olivia”.

Em seu site, foi revela que Craig faleceu devido a complicações de câncer de mama. Ela viveu com seu marido, Kenneth Aldrich, sua irmã Meridel Carson e os sobrinhos Christopher e Todd Carson.



Nenhum comentário:

Postar um comentário