domingo, 25 de julho de 2010

Fanzines 2.0

Como prometido no post anterior. Onde para quem não sabia o que são fanzines, foi dada uma pequena noção do que são essas publicações. Agora nesse post estarei fazendo a resenha de alguns fanzines que fazem parte da minha coleção.

Começo com um dos primeiros fanzines a surgirem aqui na minha paradisíaca cidade (Jaboticabal, interior de São Paulo). O Estúdio Quartinho, que foi elaborado em 1994 por três amigos aspirante a desenhista. Reno, Nei Rodrigues e Laudo Ferreira Jr.. O zine teve apenas uma edição publicada, mas já dava pra ver que os três tinham muito talento. Quem conhece os editores, sabe que hoje em dia o Laudo possui um estúdio em São Paulo (Banda Desenhada), que conta com outro grande desenhista/arte finalista Omar Vinholi. O Reno vem a algum tempo dando aulas de desenho e há alguns meses montou um estúdio em Ribeirão Preto (Parashock Stúdio), e que você pode acompanhar alguns de seus trabalhos nesse blog: www.parashockstudio.blogspot.com. Já o Nei Rodrigues há um bom tempo nós aqui do Planeta Alternativo, não temos noticias. Se alguém souber algo e quiser, pode deixar um recado dando noticias dele.

Outro fanzine é o Cabal, que foi criado pelo Clodoaldo Cruz em 1999, e que teve 10 edições (0 a 9). O Cabal contava com a participação de vários desenhistas. Dentre eles estavam o Reno, Edgar Franco, Mozart Couto, Julio Shimamoto, Laudo e Omar, Gazy Andraus entre muitos outros. Mas infelizmente assim como o primeiro já citado, acabou sendo cancelado. Espero que um dia ele volte a ser publicado, pois era um excelente fanzine.


Um outro fanzine aqui de Jaboticabal menos cultuado que o Cabal, mas que tem o seu valor em matéria de incentivo a jovens desenhistas é o P.A.! (Planeta Alternativo Fanzine). Que foi criado em 2001 pelos alunos do curso de desenho do Reno (ele mesmo, o do Estúdio Quartinho), que no inicio consistia em publicar os trabalhos dos alunos do curso, mas que com o tempo, poetas e outros desenhistas já conhecidos no meio underground. Começaram a participar das edições. O fanzine era anual e teve um total de 6 edições (0 a 5). E a partir de 2007 os editores deram uma parada nas publicações, mas segundo rumores, parece que agora em 2010, eles retornaram com as atividades. Caso você tenha se interessado, os editores avisam que se podem adquirir edições antigas através do e-mail: planetaalternativofanzine@yahoo.com.br.




Agora saindo um pouco fora de Jabuka, eu destaco a revista Boca do Inferno.com (que para esse post, se encontrava na edição de numero 5). Que nada mais é do que a versão gráfica do site de horror WWW.bocadoinferno.com. Qual a razão de se fazer o review dela junto ao assunto sobre fanzines? É que para mim, apesar de ser publicada com uma ótima qualidade gráfica, ela não passa de um fanzine. Não quer dizer que a publicação seja ruim. Ela serve para mostrar que hoje em dia, os fanzineiros procuram melhorar as suas publicações. Se utilizando de todos os recursos disponíveis a mão. A revista conta com três editores: José Salles, Renato Rossatti e Marcelo Milici. E quem se interessou em adquirir as publicações, entre em contato pelo e-mail: smeditora@yahoo.com.br ou vá ao blog WWW.jupiter2editora.blogspot.com.br.

Bom fica ai a dica pra quem quiser publicar o seu fanzine ou simplesmente conhecer o mundo dessas publicações feitas por fãs de todas as mídias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário