quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Pinacoteca Municipal “Charny Leite Bueno Sobrinho”

A pinacoteca conta com um acervo de 76 obras (apenas telas). Datadas da década de 1920 a 1980 aproximadamente. Sendo que não conta apenas com obras de artistas da cidade.
Ela foi alojada na antiga igreja de São Judas Tadeu. Conservando com isso a bela estrutura da antiga igreja. Que a principio seria demolida, mas graças a comoção dos populares que residem ao redor da praça onde a igreja está localizada, a prefeitura interviu e fez uma troca com a paróquia. Ela deu um terreno próximo a igreja em troca da mesma.
A realização de eventos relacionados as artes na pinacoteca ainda esta muito abaixo do esperado. Mais por conta do descaso das pessoas responsáveis da secretaria de cultura (e quando eu falo pessoas, me refiro diretamente ao secretario, que por falta de experiência ou incompetência mesmo, não deixam o pessoal responsável pela pinacoteca realizarem tudo que poderia ser feito no espaço no sentido de estar divulgando a mesma).
Fora esse empecilho, o espaço é muito bom. Um ótimo local para estudantes de arte e amantes da pintura irem, passar o tempo admirando e apreciando os quadros ali presentes e, conhecendo um pouco mais os artistas da nossa região e por que não falar do Brasil. Pois lá está exposta uma tela pintada pelo artista Castellane e, que provoca muito alvoroço, Pois a apelidaram de “o quadro maldito”. Motivo é a técnica utilizada pelo pintor. Bom explicando melhor. O quadro trata-se de uma mulher pintada em tamanho natural, onde independente da posição em que o espectador esteja, a mulher do quadro sempre está olhando para ele. E se você caminhar de um lado para o outro, encarando os olhos da pintura, tem se a impressão de que ela o está acompanhando. Por isso o apelido que foi dado a tela.



E se você caro leitor, ficou interessado em conhecer esse quadro e vários outros é, só passar por lá.
O endereço é o seguinte: Parca Duílio Poli, bairro Nova Jaboticabal em Jaboticabal/SP.
O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 08:00 as 12:00 e 13:30 as 17:00

Nenhum comentário:

Postar um comentário