quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Como conservar suas figuras de ação

 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj8Y1UwhN4rafdxxuugBNE2yOyh8pSbHvuz01-fveuY7zQ7CN8INpzUEuiy5WFohi2iAYUikUqahuqHUuBoJx9UFf47RaKqZcxS5EVBF7_Bo_SjrJsPF9s1KDqf14gBegPSTvq_dGOjPKUG/s1600/colecionismo2.jpg

Para cuidar bem de sua coleção de figura de ação é preciso pouco tempo. Com isso vai ajudar a sua coleção durar mais para fazer boas exibições e manter o seu valor colecionável. Assim como qualquer coleção, seja de selos, moedas ou revistas em quadrinhos, as figuras de ação podem ser suscetíveis a fatores ambientais e do envelhecimento. Alguns passos simples irão ajudar a manter suas figuras de ação com aparência de novo.

Por que eu preciso cuidar de minhas figuras?

Os materiais dos bonecos estão longe de ser indestrutível, e pode com o tempo mostrar sinais de envelhecimento. A pintura pode lascar ou riscar, o plástico pode descolorir ou sujar e podem acumular poeira.

Os inimigos mais perigosos para sua coleção de figuras de ação:

Luz solar direta: A luz direta do sol excessiva pode tornar o plástico desbotado e manchado.

Calor: O calor intenso, geralmente em conjunto com luz solar direta, pode fazer com que o plástico se tornar macio e disforme.

Umidade: Alta umidade pode causar desgastes e lascas na pintura, descolar os decalques e desprender as articulações, fazendo com que suas figuras de ação tenham dificuldade em manter suas poses.

Sujeira e poeira: Sujeira e os óleos naturais dos dedos podem causar um acúmulo de resíduos em suas figuras se muito manuseado. A poeira não é prejudicial à figura, mas uma quantidade excessiva pode prejudicar a exibição.

Como faço para cuidar de minhas figuras?

Aqui estão alguns passos que ajudarão a manter sua coleção conservada por muito tempo. É recomendável ter uma manutenção regular de sua coleção. Separe um dia de cada mês para se dedicar à manutenção de seus objetos.

Dicas úteis:

    Mantenha suas figuras exibidos em uma área onde não exista luz solar direta. Se eles são exibidos em uma estante ou expositor, verifique se eles estão situados em um cômodo da sua casa distante de quaisquer janelas que permita muita luminosidade.

    Mantenha suas figuras armazenadas ou exibidas em um cômodo que mantém uma temperatura média confortável. Não guarde suas figuras em lugares com excesso de calor, como uma garagem ou sótão, que pode afetá-los. Ninguém quer uma coleção derretida!

    Se você está armazenando suas figuras em caixas, use recipientes de armazenamento de plástico resistente com tampas, que vedam e ajudam a manter o excesso de umidade. Vede cada figura em seu próprio saco plástico (“Zip-Lock”) antes de serem colocados na caixa. Caixas de papelão não são ideais para o armazenamento, eles permitem a entrada de muito calor e umidade, bem como muitas vezes contêm ácidos que com o tempo pode destruir plásticos e descolorir a pintura de sua figura de ação.

    Lute contra a sujeira e acúmulo de poeira, manipule suas figuras com cuidado. Se eles ficarem sujos, a maioria das figuras pode ser limpa deixando-os de molho em água morna e sabão e esfregar suavemente com uma escova de cerdas macias. O pó pode ser facilmente removido com ar propulsionado, o mesmo usado em equipamentos de informática e teclados.

Figuras de Ação “Mint na embalagem” (MIB ou MOC) *

      MIB: Mint In Box – Significa que o item nunca foi retirado de sua embalagem original.
    MOC: Mint On Card – O mesmo que MIB, porém se refere às cartelas em vez de caixas.

Se você optar por manter sua figura em sua embalagem original, os pacotes próprios exigem alguns cuidados. Os materiais utilizados pelas empresas de brinquedos são feitos para serem temporários e descartados depois que as figuras são removidas. Frequentemente as empresas usam nas embalagens materiais baratos, que não foram feitos para se guardar por toda a vida.

Perigos comuns para embalagem:

    O calor e luz solar podem causar bolhas no plástico que envolve a figura (“blister”) e aparecer fissuras e se tornar extremamente quebradiços. Além disso, o calor e a luz solar pode descolar o papelão (“card”) do “blister”, soltando sua figura de ação. Neste instante, sua figura se torna um “loose”, ou uma figura que está fora da embalagem original.

    Luz direta do sol pode causar estragos nas tintas de impressão no cartão, causando o branqueamento e desaparecendo dos gráficos. Isso pode ocorrer em questão de semanas e destruir o valor de sua figura.

    Esteja consciente que o cartão apoio, como é feito de papelão barato, pode facilmente dobrar, amassar ou abrir ao manuseado incorretamente. Além disso, os óleos naturais do seu dedo pode favorecer na descoloração das tintas no cartão, se manuseados com muita frequência. Todas essas coisas vão diminuir o valor da sua figura, e colecionadores perceberá estes problemas no momento da compra.

Desfrute de sua coleção!

Seguindo estas poucas regras básicas irá ajudar a aproveitar melhor sua coleção, tornará mais impressionante quando exibi-lo e manterá o seu valor alto de revenda de seu colecionável e rentável no futuro.

Fonte: Acervo Vintage

Nenhum comentário:

Postar um comentário