segunda-feira, 17 de maio de 2010
Quando Coragem Não é Sinônimo de Tamanho
“Envie um rato comum,
e o trabalho pode ou não se feito.
Coloque a guarda em ação,
e nem mesmo a morte
impedirá a sua realização.”
Quando você pega uma revista que tem ratos na capa, logo pensa que se trata de uma HQ para crianças. Bom, não é isso o que acontece com Mouse Guard (aqui traduzido como Pequenos Guardiões).
Mouse Guard conta a historia de três ratos (Liean, Saxon e Kenzie) e seus desafios em manter os inimigos longe da sua cidadela. A historia se passa em meados do século XII, sendo assim uma ótima historia medieval, me arriscando a compará-la com a clássica Caverna do Dragão, em matéria de aventura e desenvolvimento do roteiro.
Mouse Guard, foi criada, e desenhada por David Petersen. E foi trazida para o Brasil pela editora Conrad, que publicou o primeiro arco chamado Autunm (outono), sendo editado em uma mini-serie em seis partes. Petersen já finalizou o segundo arco Winter e, já está quase lançando o arco Legend of the Guard. Só que a Conrad ainda não trouxe, e não cogitou nada a respeito.
Também foi lançado o sistema para RPG baseado em Mouse Guard. Ele foi desenvolvido por Luke Crane e ilustrado por Petersen. E o mais legal do sistema, é que nele, pontos que não são explicados na HQ, são explicados no livro. Como por exemplo: como é que um rato pode fazer parte da guarda, e varias outras questões. Infelizmente a editora Devir que é responsável por importar e traduzir a maioria dos livros de RPG, não demonstrou interesse até a postagem desse review, em trazer o sistema para terras tupiniquins. Mesmo sendo um sistema muito bem premiado, ficando a frente de lançamentos como D&D 4 e Call of Cuthulu.
Bem, qualquer um pode dizer que premio não é sinal de coisa boa. Diga-se de passagem, o Oscar. Mas eu já pude ler e testar o sistema e posso dizer que é realmente muito bom. Simples de se jogar. É um medieval que não enche o saco de tanto fazer teste e jogar dados, porque é mais interpretativo. Ficamos na esperança então, da Conrad e da Devir trazer os álbuns e o livro de RPG. Caso você caro leitor quiser saber mais sobre Mouse Guard, entre nesse site e divirta-se: www.mouseguard.net
“A morte é tanto uma arma
poderosa quanto uma fuga fácil.
Heróis podem virar lendas.
Lendas viram mitos.
Mitos inspiram novos heróis.”
- Ultimas palavras de que se tem conhecimento
do Machado Negro, herói da Guarda.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário