terça-feira, 11 de maio de 2010

Morre Frank Frazetta


O ilustrador Frank Frazetta, responsável pelas imagens icônicas de personagens da literatura fantástica como Conan e Tarzan, morreu aos 82 anos, informa o site do jornal norte-americano “The New York Times.

Segundo seus agentes, Rob Pistella e Steve Ferzoco, o artista teria sofrido um AVC e teria sido levado a um hospital em Fort Myers, na Flórida, onde ele morreu na madrugada desta segunda-feira (10).

Nascido em Nova York em 1928, o artista começou a carreira nos quadrinhos desenhando diferentes estilos, e foi assistente de Al Capp (autor da tirinha “Ferdinando”). Além disso, ilustrou a capa de centenas de livros, especialmente de fantasia. Ele é conhecido por ter criado o ar sombrio que marcou personagens como Conan, o bárbaro inventado pelo escritor pulp Robert E. Howard.

Frazetta chegou a vender alguns de seus originais em leilões. “Conan o conquistador” foi adquirida por US$ 1 milhão em 2009 por um colecionador particular. Suas ilustrações também viraram capas de álbuns de grupos de hard rock, como “Expect no mercy” do Nazareth e o disco de estreia homônimo do Wolfmother.

Com a fama, Frazetta reduziu sua produção. Na última década, pintou muito pouco devido a sucessivos problemas de saúde. Mantinha um pequeno museu junto a sua propriedade, administrado pela família.

Em dezembro, seu filho Frank Jr. jogou um carro contra uma parede do museu, derrubando-a e entrando para tentar roubar quase 90 quadros - alegando que queria protegê-los de compradores, seguindo desejos do pai. Ele acabou sendo processado pelos outros irmãos. O Frazetta pai veio a público declarar que seu filho era um estranho para ele.

As dezenas de livros publicados sobre ele, o documentário Frank Frazetta: Painting With Fire, de 2003, e suas centenas de imagens musculosas, fantasiosas, eróticas, aterrorizantes e poderosas vão continuar influenciando muita gente.

R.I.P. Frazetta!

Nenhum comentário:

Postar um comentário