O Mascara Noturna é um personagem criado por José Salles. E conta a historia do policial Rick Lee, que em uma batida a procura de um traficante chamado Papa Vodu. Acaba sendo vitima de um feitiço desferido pelo próprio traficante.
Feitiço esse que condena nosso herói a ter que ceifar uma vida em nome do deus Kaia a cada 22 horas, ou o ceifado será ele próprio. Dentro deste contexto Rick assume a identidade do herói Mascara Noturna. As historias são muito bem escritas pelo Salles. O único detalhe que me desagradou um pouco foi o editorial da edição cinco, onde o editor Salles se vale de critica aos fãs de cronologia para tentar explicar que publicaria de qualquer forma, a historia escrita e desenhada por Elmano Silva. Um grande desenhista, diga-se de passagem. O que o caro editor se esqueceu, é que são esses fanboys que compram e acompanham todas as publicações de heróis. Sejam elas americanas, japonesas ou brasileiras. Na minha opinião, as grandes editoras fazem toda essa lambança editorial por terem o mesmo tipo de pensamente que o editor Jose Salles. Então um pouco mais de respeito para com os fãs de quadrinhos, não seria ruim.
Fãs esses que garantem as vendas das suas edições todos os meses. Volto a frisar que se trata da minha opinião, e não estou aqui para criar discussões e sim divulgar o material que chega até mim. Gostaria apenas de acrescentar que editoriais desse tipo se encaixam em fanzines e não em publicações desse tipo.
Voltando ao contexto original e que realmente importa. Os desenhos ficaram a cargo de Eduardo Manzano nas edições 1 e 2 / E. Thomaz na edições 3, 4 e 6 / Elmano Silva na edição 5. Bom, está ai mais um personagem nacional com ótimas historias, o endereço para aquisição é o seguinte: WWW.jupiter2hq.blogspot.com, espero que você caro leitor goste.
Space Opera é um subgênero da ficção especulativa ou ficção cientifica que enfatiza a aventura romântica, cenários exóticos e personagens épicos. Resumindo, ela utiliza tudo o que é fornecido pelos cientistas em relação ao espaço em geral. Mas sem ser totalmente técnica. Ou melhor, ela cria seus próprios termos. Suas próprias regras. Mas Space Opera não é apenas um termo para definir essa publicação. Esse nome batiza a mais nova revista em quadrinhos publicada pela Júpiter 2 Editora. E que tem como intuito publicar historias dos gêneros: ficção cientifica e aventuras fantásticas com ênfase na ação e na diversão. Esse projeto foi desenvolvido por Leonardo Santana e, diga-se de passagem, foi muito bem elaborado. Fiquei admirado com o profissionalismo que encontrei ao ler as duas primeiras edições da revista.
Ela conta com duas historias em cada edição. Sendo que os roteiros são de Leonardo Santana e os desenhos de Will, Rosendo Caetano, Ricardo Anderson e Jean Okada. No numero dois tem ainda um conto muito bem escrito por Gian Danton. Sou meio suspeito para falar dessa publicação, pois sou um amante do gênero. Mas posso garantir a você caro leitor que não se arrependera em nada acompanhando essa revista. Vale muito apena. O endereço para aquisição é o seguinte: WWW.jupiter2hq.blogspot.com, vá as compras caro leitor e surpreendesse com o que você vai encontrar.
Olha, não é de todo mal. Quando ouvi falar que tinha saído o filme baseado no jogo, logo me veio na cabeça o fracasso que foi a adaptação do Street Fighter. Tekken é um pouco melhor. Apesar do Heihachi não lutar no torneio. Os lutadores que aparecem, fizeram valer apena os 103 minutos de filme. Os atores ficaram bem caracterizados. O roteiro é que poderia ter sido um pouco mais explorado, mas nem tudo pode ser perfeito. Acredito que os fãs vão gostar dessa adaptação. Falo isso porque sou fã do jogo e gostei do filme. Poderia sim ter sido mais trabalhado, mas como já disse, ele põe o Street Fighter no chinelo.
Até que fim a Conrad publicou a ultima parte da serie Linha de Frente. Foram mais de 6 meses de expectativa. E com todo esse tempo para prepararem a edição. Eles ainda tiveram a capacidade de cometer um erro na ultima capa. Pois que vem acompanhando as edições, deve ter notado que na 4º capa tem um resumo das historias que fazem parte da mesma. O pessoal da Conrad deu conta de publicar o resumo da terceira edição como sendo o resumo da quarta. A ilustração esta correta só erraram nisso. E Olha que eles tiveram tempo de sobra pra fazerem a revisão. Com relação a HQ, como eu havia dito na resenha da nova seria Academia fantasma (procurar resenha de mesmo nome). É fundamental que você caro leitor leia antes essa serie para depois começar a ler a outra. Pois umas das historias “termina” na Linha de Frente e tem continuidade na Academia Fantasma. E pra quem esta se divertindo com o jogo StarCraft – Wings of Liberty, bom tem uma historia que “termina” na revista e tem continuidade no jogo. Bom, como prometido ai esta a resenha de serie. Espero que ela tenha agradado a você caro leitor, assim como ela me agradou.
Fairy Tail – Nº 1
A série foi criada por Hiro Mashima e acompanha as aventuras de seus protagonistas Lucy e Natsu no Reino de Fiore. Eles sãomagos e pertencem a uma guilda chamada Fairy Tail.
Natsu Dragneel é um protagonista de shonnen típico: brincalhão, comilão e extremamente persistente. Quando era criança ele foi encontrado e criado pelo dragão Igneelmas, de repente, o dragão desapareceu do mapa. Ao se ver novamente sozinho começou sua procura pelo dragão e no processo encontrou a guilda Fairy Tail. Começando com isso as aventuras dessa turma. Também existe um anime baseado nesse manga. Não posso comentar muito sobre o universo de Fairy Tail, pois estou começando a acompanhar. Mas o que vi e li, não me motivou a continuar acompanhando. Mas há quem goste.
Transformers – Edição Especial Encadernada
Essa HQ foi adquirida na esperança de que a Panini publicasse a edição de numero zero. O que infelizmente não aconteceu. E pra decepção ser ainda maior. Ela teve a capacidade de não publicar as capas da minissérie (ver resenha More Than Meets The Eye). Não tenho nada de diferente a comentar sobre ela. Só posso ter como esperança que um dia a Panini tenha mais respeito pelos fãs de quadrinhos. Pois ela esquece que somos nós que mantemos ela. Então respeito é bom e todo mundo gosta.
The Walking Dead ( aqui no Brasil traduzido como Os Mortos Vivos) Volume 1 & 2
Esses são os dois primeiros volumes da melhor serie sobre mortos vivos que já fizeram. Ela reuni as 12 primeiras edições (1-6 volume 1 / 7-12 volume 2). Pra quem ainda não ouviu falar. Essa serie conta a historias que um grupo de pessoas que tenta sobreviver a uma infestação de mortos-vivos. E o pior para eles é que acontece de tudo. Essa HQ ganhou em 2010 uma serie para a TV. Que diga-se de passagem é muito boa. Ela teve até o momento o encerramento da sua primeira temporada. Que contou com 6 episódios. E apesar de terem sofrido algumas mudanças com relação aos quadrinhos. Os fãs vem gostando muito dela. E apesar de alguns quererem que a serie seja adaptada de uma forma mais fiel aos quadrinhos. Temos que levar em conta que nem sempre um bom roteiro de HQ acaba sendo um bom roteiro pra TV ou cinema. O diretor acaba tendo que modificar algumas coisas para que fiquem mais dinâmicos. Lembre-se, poucas mudanças. Não fazer como alguns diretores que acabam com a obra pelo simples fato de não conhecer a HQ ou o livro a serem adaptados.
Cometa Nº 9 – Essa é a mais recente edição do Cometa. Que conta com o roteiro escrito por Antonio Tadeu, fã do personagem e que colaborou com essa edição. Uma verdadeira historia de ficção cientifica, temperada com romance e com uns bons sopapos distribuídos pelo nosso herói. E se você caro leitor quiser saber mais sobre o Cometa. Procure pela resenha Pacote de Pandora.
X-Men – Garotas em Fuga – A revista tão aguardada quanto o seu 13º salário. E que acaba não te satisfazendo como o mesmo. Vou ser sincero com você caro leitor. Quando eu li no site do Omelete que o grande desenhista Milo Manara iria produzir uma HQ erótica com as Garotas X. Eu fiquei muito feliz. Pois apesar de não ter escrito ainda nenhuma resenha sobre os seus trabalhos. Sou um grande fã da sua arte. Pois diga-se de passagem, Manara desenha mulheres como ninguém. O problema dessa edição então não são os desenhos e sim o roteiro. Que do meu ponto de vista, não chegou nem nos pés da qualidade dos desenhos. Pois apesar de contar com o tão cultuado Chris Claremont, eu achei muito fraca a historia. Poxa, você tem o privilegio de trabalhar com um dos maiores desenhista da face da terra. E você não consegue escrever um roteiro que fique a altura de tal criatura. Peça demissão e vá criar palavras cruzadas pra jornais diários. Já deu pra perceber que não me agradou muito a historia. Ela ficou abaixo da minha expectativa. Pelo menos os desenhos e a qualidade gráfica ficaram excelentes. O que acaba valendo ter essa HQ na sua coleção.
É isso então caro leitor, mais uma compra. Espero que algo tenha agrado você. Então corra as compras. Lembrando sempre que existem boas revistas nacionais sendo publicadas. Procure por elas. Vamos prestigiar o Quadrinho Nacional. Pois nem tudo que vem de fora vale o preço que se paga. Boas compras e uma ótima leitura.
Essa revista nada mais é do que um fanzine criado por Francinildo Sena em Março de 2001. E que tinha o objetivo de estar divulgando vários personagens de HQs nacionais. O que acabou acontecendo depois veio a surpreender até o seu criador/editor. Pois alem de Heróis Brazuca se tornar uma revista indispensável para qualquer fã de quadrinhos. Principalmente a qualquer fã de HQs nacionais. Ela tem hoje em dia uma gama de leitores fieis, que a acompanham desde o numero um. Pois nós brasileiros somos carentes de publicações nacionais. E todo mundo sabe que no Brasil, o mercado nacional deixou de existir a partir da década de 1990, isso oficialmente. Pois quem queria publicar as suas criações, acabou migrando para o mercado underground. Que apesar da baixa divulgação, ele acaba sendo um mercado bom. O principal motivo é que os artistas não precisam se submeter as regras de censura e nem as regras capitalistas infringidas pelas grandes editoras. O ruim é que os encargos gráficos são um pouco altos. Mesmo pra quem produz simples fanzine. Não é fácil. Mas Heróis Brazuca está ai pra tentar colocar um fim nisso. Se está conseguindo? Bom, a revista atualmente está na edição de numero 55 (até o fechamento e publicação deste texto). O que você acha então?
Alem da revista contar com as HQs, ela possui seção de cartas e reportagens contando a historia de vários personagens brasileiros. As HQs contam com os heróis: Crânio, Raio Negro, Redentor, Penitencia, Velta, Homem Lua entre outros.
Bom caro leitor, essa é mais uma ótima opção de publicação nacional. Ficou interessado? Então entre em contato com o seu criador pelos endereços: Rua: Des: Hemetério Fernandes Nº 231 CEP. 59900 000 Pau dos Ferros/RN ou fscranio20@yahoo.com.br ou craniosena@hotmail.com.
Chegou ao fim a primeira fase de The Avengers - Earth's Mightiest Heroes. Que pra mim é uma das melhores series de animação do então adorado grupo de heróis da casa das idéias. Ganha de goleada se for comparada com aquela serie que a Marvel teve a capacidade de colocar no ar ha alguns anos atrás. Onde o Henry Pyn era o líder do grupo. E onde os heróis usavam armaduras. Ridículo. Felizmente a Disney se juntou com a Marvel, e já começamos a ver o resultado dessa “aglutinação”. E muitos podem dizer que estou exagerando, mas essa serie está ao nível da Liga da Justiça e Liga da Justiça sem Limites. Só pra se ter uma idéia, só nos dois primeiros episódios o Dr. Pyn lutou mais do que nos dois filmes dos supremos. São por enquanto 16 episódios. E que contam com a participação do Hulk, Capitão America, Vespa, Gigante/Homem Formiga, Gavião Arqueiro, Dr. Sanson, Homem de Ferro, Thor, Pantera Negro, a S.H.I.E.L.D. e uma porrada de vilões. Não faço idéia de quando essa serie vai estrear na TV aberta. Quem puder procure para baixar os episódios. Nos aqui do P.A.M. acompanhamos os episódios nesse site: http://www.actionsecomics.net. O que interessa é que com essa serie a Marvel pretende colocar a par quem nunca ouviu falar desse grupo. Visando é claro o lançamento do filme The Avengers. Agora é esperar que comece uma segunda temporada. E como diria um cara de longas madeixas loiras... “Vinde Vingadores”
Quer ficar com mais vontade de jogar o segundo jogo da serie StarCraft assim como eu? Então vá ouvir a sua trilha sonora! Bom, só pra ser justo, ela é muito boa. Foi criada por Glenn Stafford, Derek Duke, Russell Brower & Neal Acree. A musicas ficaram muito boas mesmo. O único ponto ruim, é que o meu PC não comporta o jogo, fazer o que? Mas ta ai uma boa dica pra quem quer ouvir boa musica no trabalho. Quem sabe não acaba aparecendo alguns zergs durante o expediente e devorem aquele seu chefe(a) mala.
Mais uma edição nacional e independente. Estou falando da edição de numero 1 do herói brazuca Meteoro, que foi criado por Roberto Guedes. E apesar dessa ser a revista numero um, ela não conta com a origem do herói. Ela trás duas historias passadas em épocas diferentes. Onde a primeira conta com a participação do Raio Negro. Personagem criado por Gedeone Malagola. Quem quiser ler sobre a origem do Meteoro, basta acompanhar ela na revisa Almanaque Meteoro Nº1 (ver resenha Caixa de Pandora 4 – The Fellowship of the Box). Esta ai mais uma ótima HQ brasileira. E se você caro leitor quiser saber mais ou adquirir esta e outras publicações. Entre em contato pelos e-mails: meteorocomics@yahoo.com.br ou smeditora@yahoo.com.br. Ou você ainda pode fazer como pessoas como eu faziam antigamente, mandar uma carta para SM Editora: Caixa Postal 95 Jau/SP CEP. 17201-970. E aproveite para visitar o site WWW.bigorna.net , que dá todo o apoio aos artistas brasileiros dos quadrinhos.
Essa é uma peça de teatro criada e executada pelo grupo teatral Cia de Comedia / Os Melhores do Mundo. E não tem esse titulo a toa. A peça conta a historia de Hermanoteu. Que recebe a visita de um estranho anjo. Que fala a Hermanoteu que Deus quer que ele cuide das suas ovelhas que vivem na terra de Godah e, que estão sedentas por conhecimento. A partir daí começa a peregrinação de Hemanoteu até a cidade de Godah. Parece uma peça completamente cristã não fosse as palhaçadas, as piadas e encrencas em que Hemanoteu se mete até chegar na cidade de Godah. É muito hilário a peça. O pessoal teve a capacidade de filmar a peça e colocá-la no youtube. Onde fez o maior sucesso. Então os criadores tiveram a idéia de fazer um DVD com a apresentação realizada no City Bank Hall em São Paulo/SP. Descobri esse DVD por acaso, graças a um amigo que comprou e me indicou. Vale muito apena. Só gostaria de poder apreciar a peça ao vivo, deve ser demais. Mas pra quem não teve essa oportunidade como eu, procure pelo DVD que eu garanto que você caro leitor não irá se arrepender.
Uma das melhores HQs de vampiro que já tive o prazer de ler. O enredo dela é muito bom. Pois o roteirista Steve Niles teve a brilhante idéia de utilizar o fato de que a cidade de Barrow, no Alaska / EUA fica sem ver a luz do sol por seis meses. Que lugar melhor para um ataque de vampiros sedentos por sangue. Os desenhos também são muito bons. Executados com maestria por Bem Templesmith. Se utilizando de um traço estilizado, Templesmith mostra toda a sanguinolencia que Niles quis descrever nesta historia. Mostrando que vampiros não são criaturas EMOtivas, que vivem atrás de belas garotas (ou garotos). Para apenas apresentá-los como troféus. 30 Dias de Noite ganhou uma versão para as telonas. E que posso dizer que foi muito bem executada pelo diretor David Slade. Pois houveram poucas mudanças em relação a HQ. O que as vezes não acontece por ser difícil adaptar todo o roteiro original ou por incompetência dos roteiristas e diretores. Eu recomendo a quem ainda não ouviu falar sobre a serie 30 Dias de Noite a ler a primeira HQ e a assistir ao filme. A pouco tempo saiu o segundo filme baseado na segunda HQ chamada de 30 Dias de Noite – De Volta a Barrow, mas vou deixar pra falar dela em uma outra resenha. No mais, esta ai mais uma dica de uma ótima HQ e por conseqüência uma ótima adaptação. Agora com licença, pois preciso afiar algumas estacas, pois a minha reserva já está chegando ao fim.