Como prometido no post anterior. Onde para quem não sabia o que são fanzines, foi dada uma pequena noção do que são essas publicações. Agora nesse post estarei fazendo a resenha de alguns fanzines que fazem parte da minha coleção.
Começo com um dos primeiros fanzines a surgirem aqui na minha paradisíaca cidade (Jaboticabal, interior de São Paulo). O Estúdio Quartinho, que foi elaborado em 1994 por três amigos aspirante a desenhista. Reno, Nei Rodrigues e Laudo Ferreira Jr.. O zine teve apenas uma edição publicada, mas já dava pra ver que os três tinham muito talento. Quem conhece os editores, sabe que hoje em dia o Laudo possui um estúdio
Outro fanzine é o Cabal, que foi criado pelo Clodoaldo Cruz em 1999, e que teve 10 edições (
Um outro fanzine aqui de Jaboticabal menos cultuado que o Cabal, mas que tem o seu valor em matéria de incentivo a jovens desenhistas é o P.A.! (Planeta Alternativo Fanzine). Que foi criado em 2001 pelos alunos do curso de desenho do Reno (ele mesmo, o do Estúdio Quartinho), que no inicio consistia em publicar os trabalhos dos alunos do curso, mas que com o tempo, poetas e outros desenhistas já conhecidos no meio underground. Começaram a participar das edições. O fanzine era anual e teve um total de 6 edições (
Agora saindo um pouco fora de Jabuka, eu destaco a revista Boca do Inferno.com (que para esse post, se encontrava na edição de numero 5). Que nada mais é do que a versão gráfica do site de horror WWW.bocadoinferno.com. Qual a razão de se fazer o review dela junto ao assunto sobre fanzines? É que para mim, apesar de ser publicada com uma ótima qualidade gráfica, ela não passa de um fanzine. Não quer dizer que a publicação seja ruim. Ela serve para mostrar que hoje em dia, os fanzineiros procuram melhorar as suas publicações. Se utilizando de todos os recursos disponíveis a mão. A revista conta com três editores: José Salles, Renato Rossatti e Marcelo Milici. E quem se interessou em adquirir as publicações, entre em contato pelo e-mail: smeditora@yahoo.com.br ou vá ao blog WWW.jupiter2editora.blogspot.com.br.
Bom fica ai a dica pra quem quiser publicar o seu fanzine ou simplesmente conhecer o mundo dessas publicações feitas por fãs de todas as mídias.
Nenhum comentário:
Postar um comentário