Calafrio foi uma revista de historias em quadrinhos, de gênero terror. E que circulou de 1982 até o início dos anos 1990.
Pertencia à editora D-Arte, que foi fundada em 1981,
Era uma produção só com artistas nacionais. Tinha colaboração tanto com desenhos, como argumentação de nomes consagrados e até mesmo de artistas novatos da época, como Eugênio Colonnese, o próprio Rodolfo Zalla, Flávio Colin, Júlio Shimamoto, Mozart Couto, Rubens Cordeiro, Ota, Jayme Cortez, Watson Portela, Gedeone Malagola, Edmundo Rodrigues, Lyrio Aragão, Wilson Vieira, entre outros.
Outra publicação foi Mestres do Terror, uma revista em quadrinhos do gênero terror assim como a Calafrio.
Circulou comercialmente entre
Foi cancelada em 1993 junto com Calafrio. Sendo considerada até hoje uma das publicações mais duradouras do gênero no Brasil.
Em 2002 foi lançado pela Opera Graphica uma edição comemorativa "Calafrio 20 anos Depois". Talvez uma forma de tentar reviver a famosa e tão adorada revista. Mas no fim acabou se tornando apenas uma homenagem a saudosa revista Calafrio. Eu não cheguei a acompanhar as duas publicações. Tive apenas o prazer de conhece-la anos mais tarde por intermédio de amigos que possuíam algumas edições. Então baseado nisso, posso afirmar que eram ótimas revistas. Publicadas quase que de forma independente, e com uma grande distribuição pelo pais. Infelizmente como tudo que é bom dura pouco, principalmente aqui no Brasil. Perdemos mais duas revistas com um tema que é pouco explorado pelas grandes empresas de HQs, o gênero terror. Quem sabe um dia teremos empresários que se empenharam em tentar transformar o Brasil em uma referencia das HQs. E não uma parodia americana e japonesa. Os artistas brasileiros já começaram a fazer a sua parte. Falta as grandes corporações fazerem a delas.
Se você caro leitor se interessou em adquirir alguma edição, tanto da Calafrio quanto da Mestres do Terror. Procure em algum sebo da sua cidade. Não será tarefa fácil, pois elas são material raro de se achar. Pois quem tem, dificilmente se desfaz delas. Mas sempre existe um louco por ai disposto a se desfazer de sua coleção. É só procurar. Espero que você tenha gostado e até a próxima.
Nenhum comentário:
Postar um comentário