Parece implicância, mas não é. Nem tudo o que Frank Miller escreve ou desenha e agora dirige é ótimo. Diga-se de passagem, o que ele fez ao personagem the Spirit nos cinemas, Will Eisner deve estar se contorcendo no tumulo até hoje. Mas não estamos aqui pra falar de cinema, e sim de quadrinhos. O destaque de hoje, como vocês já perceberam, é sobre uma das obras de Miller (isso mesmo, aquele que começou a sua carreira desenhando o Homem Aranha e que salvou o Homem Morcego antes que a sua revista fosse cancelada).
Vou falar de Hard Boiled, e apesar de ser umas das obras mais premiadas de Frank Miller (Sin City) como escritor (chegou a receber o premio Eisner Award), ela não é uma das minhas preferidas. O motivo seria um roteiro pouco explorado, apesar de ser um dos meus temas favoritos, que é ficção cientifica. Miller não explorou o tema o suficiente. A HQ começa com o personagem principal já chegando o cacete num motorista, muitos diriam que isso é bom. O que fica sem nexo nenhum, é que o leitor fica em duvida se o que o andróide faz é real ou apenas devaneios de um computador. “Mas isso é que é legal, pois o leitor fica pensando qual é o final ou o que é verdade ou não na historia”. Sinceramente, eu já li historias melhores e já vi trabalhos desse nível em fanzines e nem por isso ouvi dizerem que esses escritores eram gênios, e nem vi suas obras serem tão bem premiadas. Que Frank Miller já inovou, e melhor ainda, já ajudou personagens a voltar ao topo das vendas de quadrinhos isso ninguém pode negar. Mas vamos com calma. Porque antes de dizer que uma HQ é boa, análise ela com calma e compare com outras. Digo isso porque basta sair uma publicação ou republicarem qualquer revista com o nome Frank Miller bem grande na capa, para já saírem dizendo que se trata de uma das melhores grafic novels que já foram escritas por ele.
Mas nem tudo esta perdido
Hard Boiled – A Queima Roupa, eu indico para três públicos: Para quem gosta de desenho, ou melhor, de uma HQ bem desenhada. Para quem não achou nada melhor para comprar. Ou para aqueles que gostam de tudo o que Frank Miller faz. Boa leitura!
Nenhum comentário:
Postar um comentário